terça-feira, 12 de julho de 2011

COORDENAÇÃO MOTORA

 
 
 

Exercícios tornam coordenação motora mais eficiente em idosos

A coordenação motora deve estar entre os principais fatores a serem trabalhados num programa de atividade física dirigido para o idoso.
Como as funções sensoriais sãos as mais afetadas pelo processo do envelhecimento - declínio da visão causado pela deteriorização da córnea, da lente, da retina e do nervo óptico e, também, de uma falta de firmeza das mãos e pernas – é preciso estipular um programa de exercícios que remetam ao dia-a-dia.
Opta-se, então, por movimentos coordenados de braços e pernas, mão e mão, mão e pés, educando dessa forma, a ação reflexa dos movimentos nas ações rotineiras. Marchar em diferentes formas, com joelhos altos ou pernas esticadas, para frente, para os lados e para trás, variando os movimentos dos braços, em um determinado ritmo ou livremente (maneira mais fácil de desenvolver os movimentos coordenativos nos idosos) são algumas sugestões.
Pode-se trabalhar também com movimentos coordenativos isolados, movimentos só de braços ou só de pernas, mas o idoso leva mais tempo para assimilar e o professor deve ser paciente para não desmotivá-lo.

Fonte: Bem Star
Edição: F.C.
12.09.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário